quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Palavras ferem a alma

E vamos falar sobre depressão. Aposto como você já está cansado(a) de ouvir falar disso. Mas pensa em quem vive isso. É pior não? 

Não vim aqui fazer artigo científico sobre isso... Vim só abordar umas coisinhas que percebo no dia-a-dia.

Para pessoas com depressão a vida é um fardo muito pesado a se carregar. Elas costumam dizer "Estou cansado(a)". Normalmente, quando essa pessoa não trabalha, a sua resposta é "Cansado (a) de quê? Não faz nada." O que não se percebe é que aquele desabafo é um pedido de ajuda. Ela só quer ser ouvida, mas você a recrimina, taxa como preguiçosa e ela se reprime, se afasta. Não fala mais sobre isso com você porque você não foi capaz de oferecer um ombro amigo naquele momento.

Estar no meio de pessoas é desgastante. Observe quando alguém que você conhece quer se isolar. Às vezes você pensa que aquela pessoa é antissocial quando, na verdade, ela só está cansada de fingir estar bem porque sabe que ninguém se importa com o que ela está sentindo. 

Pessoas com depressão têm uma autoestima muito baixa. Elas não se aceitam. Não acham nada de bonito ou interessante em si mesmas. Sentem como se não tivessem capacidade para desenvolver tarefas básicas ou até mesmo tarefas que foi instruído pra isso, mas a insegurança, o medo de não ser bom o suficiente não permitem que essa pessoa faça suas tarefas.

Em relação à baixa autoestima, torna-se muito difícil ouvir um elogio. A pessoa não acredita no você está dizendo. Por mais que você esteja falando sinceramente não cabe na mente da pessoa que você esteja falando sinceramente. Ou até mesmo se sente culpada por não acreditar em você.
Até porque já está cansada de ouvir  julgamentos de todos. 

Então que saibamos ouvir, prestar mais atenção nas pessoas ao nosso redor. Às vezes as pessoas só precisam de alguém que as ouça. Alguém que não julgue, que não a deixe pior do que estava. Palavras machucam muito mais que qualquer violência física. O corpo cura rápido. A alma não. Cuidado com o que você diz às pessoas. Você pode estar contribuindo para que isso se torne algo pior. 

Quando pessoas depressivas cometem suicídio há uma enxurrada de perguntas, todos querem saber o motivo de a pessoa fazer isso. O motivo foi você. Você, quando não ouviu. Você, quando falou o que não devia. Você, quando deu as costas. E o pior é quando pessoas falam que a pessoa vai pro inferno por ter se matado. Agora pensa em como a família vai se sentir ouvindo isso. Já é difícil saber que a pessoa chegou a esse ponto e não puderam fazer nada pra evitar. Como você acha que um pai ou uma mãe, uma avó, etc vai se sentir ouvindo isso? 

Seja responsável com suas palavras. Deus nos deu dois ouvidos para ouvirmos mais e só uma boca para falarmos menos. Cuidado com o que diz. As palavras são mais afiadas e cortam mais profundamente que qualquer espada.

Deus mandaria pro inferno uma pessoa que está sofrendo? Alguém que esteve no inferno em vida? Pense nisso antes de sair por aí julgando. Lembre-se sempre que só Deus pode nos julgar. É ele quem sabe quem vai pro inferno ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.
Por favor, não use palavras de baixo calão, caso contrário seu comentário será excluído. Ok?

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Publicidade

Arquivo do blog